Resumão sobre a Alta-Costura

Olá Meninas Bonitas!!!! Quem vê o glamour da alta costura, nem imagina o conjunto de regras que precisam, obrigatoriamente, serem seguidas.

Eu estudei um pouco sobre Alta-Costura na faculdade, e me interessei bastante, então resolvi ir atras de mais informações e materiais que abordavam o assunto. Encontrei umas coisas bem interessantes e até pensei em fazer um post hiper mega ultra power completo sobre isso para vocês, mas depois de pensar melhor, resolvi fazer diferente. Resolvi fazer um resumão para apresentar àquelas pessoas que não fazem ideia do que realmente se trata a alta-costura, um pouco sobre esse mundo e se familiarizarem com essa parte da moda que é bem importante.

Então chega de papo e bora conferir?

 


elie-saab-alta-costura-verao-2016
Elie Saab (alta-costura, verão 2016)

A Alta-Costura

Alta-Costura é uma moda exclusiva, feita de forma artesanal e com materiais de altíssima qualidade.

Segundo uma matéria publicada no site Fashion Forward (FFW), algumas peças podem chegar a até 1000 horas de trabalho feito pelas mãos mais habilidosas do mercado.

Ao contrário do que muita gente pensa, alta-costura não é roupa de festa. E quando eu digo que não é roupa de festa, quero dizer que aquele vestidão que você compra numa loja de festas, no centro ou no shopping da sua cidade, sendo essa loja popular ou luxuosa, não é alta-costura. Até aquele estilista super badalado que se diz fazer alta-costura, não faz alta-costura. A não ser que esse estilista faça tudo isso na França (Paris, para ser mais exata).

Já vou explicar o porquê disso, mas antes, temos que saber um pouco de história… bora lá?

***

Na segunda guerra mundial, a França estava tomada pelos nazistas. Eles, já havendo observado o quanto de dinheiro rolava na alta-costura, resolveram, que iriam se apropriar e leva-la para a Alemanha. Mas, o presidente do sindicato da alta-costura teve uma ideia (que na minha humilde opinião, foi genial) para impedir os alemães, ele patenteou a alta-costura, fazendo assim com que ela se tornasse um patrimônio parisiense.

Essa patente, é a responsável por todas as regras a serem seguidas na alta-costura, e são essas regras que distinguem uma peça de alta-costura de outra peça mais elaborada, como essas de festas que compramos no shopping ou outras lojas da nossa cidade.

Então, até aqui, já entendemos que a alta-costura é protegida por uma patente, que reserva a Paris, o direito legal de ser o único lugar no mundo onde pode ser produzida.

Entretanto, não basta só ser feita em Paris. Ela tem que ser feita num dos lugares mais luxuosos daquele lugar, localizado dentro de um triângulo formado por três importantes avenidas: Champs Elysées, Montagne e Georges V. ​

Chanel, Dior, Elie Saab, Valentino, Giorgio Armani, etc. Essas são algumas das grifes que fazem parte da alta-costura.

E para fazer parte desse seleto grupo, mais regras tem que ser seguidas, como por exemplo, fazer as peças de modo artesanal e com material de altíssima qualidade, apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks.

Por ela ter todo esse requinte de modo artesanal, as peças de alta-costura custam muito caro, fazendo com que o número de clientes no mundo inteiro, seja muito pequeno. Consequentemente, uma marca não consegue sobreviver somente da alta-costura, então a venda de acessórios como maquiagem e perfume, e as peças pret-a-porter, acabam se tornando a principal fonte de renda.

Vale reforçar que no Brasil ou qualquer outro lugar que não seja Paris, não há alta-costura, e sim pret-a-porter de luxo.


 

Prontinho… é isso aí!

Gostaram do resumão? Conte-me tudo e não esconda-me nada! Um super beijo da MaVi e tchau… até a próxima!!!!

ME SINGA NO INSTAGRAM: @marianavicentte

 

Fontes —> Livro: Inventando Moda – Planejamento de Coleção / Vídeo: O que é Alta Costura / Anotações que fiz na faculdade / Site: Fashion Forward

Leia o meu livro online: “Amália – Aquelas vozes não ouvidas”… é de graça ;P

Capa

 

 

Anúncios

2 comentários em “Resumão sobre a Alta-Costura

Comenta? Comenta, comenta?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s