Chega de dúvidas: Como funcionam as estações do mundo da moda?

 Olá Meninas Bonitas, tudo bem? Vocês sabiam que a moda tem um calendário?

Se você gosta de estar antenada em assuntos relacionados a moda com certeza já deve ter ouvido falar em “tendências da estação”, “lançamento para a próxima estação”, coleção de tal estação”, é tanta ‘estação’ que as vezes até confunde, né?

Como eu sei que tem muita gente que, assim como eu, fica perdida nesse calendário, fiz uma pesquisa e encontrei algumas respostas. Então, se você quiser saber como que funciona todo esse esquema, continue ligadinhas aí no post!

comofuncionamasestaesnomundodamoda.jpg

Para começa, você sabe o que é um calendário da moda?

Que tal um pouco de história?

A culpa de toda essa confusão é do Charle Worth (considerado o “pai da alta costura” e responsável por todo glamour das passarelas). Ele propôs um sistema de lançamento de coleções em duas temporadas, ou seja, seriam divididas em Outono/Inverno e Primavera/Verão.

Essa divisão seria a base desse calendário, que nada mais é que uma espécie de cronograma onde estão marcados os desfiles, lançamentos, etc…tudo o que os estilistas e as marcas precisam saber para desenvolver suas peças.

Mas, por que foi dividida em Outono/Inverno e Primavera/Verão?

Por causa das mudanças climáticas. Foi observado que na época das mudanças de estação, as pessoas procuravam adquirir novas peças, afim de se adequarem ao novo clima. E como o clima do outono é bem parecido com o clima do inverno, assim como o da primavera é mais parecido com o do verão, juntaram tudo formando duas temporadas.

SÓ QUE…

Tudo isso surgiu em um lugar onde as mudanças climáticas são bem definidas… sim, na Europa… mas nós aqui no Brasil também seguimos esse mesmo calendário, porém a estação aqui funciona de forma inversa na Europa, então, enquanto no Brasil é verão, na Europa é inverno.

Lá o ano começa no inverno, passa pela primavera, verão e termina no outono. Então fica fácil a divisão de estações, é só ter em mente que: o primeiro semestre ocorrem as semanas Outono/Inverno e no segundo ocorrem as semanas Primavera/Verão do ano seguinte. Olhem só o exemplo abaixo:

CALENDÁRIO INTERNACIONAL

TESTE

AS GRIFES: Também vale lembrar que as principais grifes estão concentradas na Europa, então, nessa história de estação diferenciada, sempre vai prevalecer a da Europa. Por isso que as vezes temos a impressão de que a moda de lá sempre está um passo a frente da nossa… enquanto eles já usaram as peças de primavera no primeiro semestre, nós ainda estaremos nos preparando para usá-las no segundo semestre.

Então o calendário da moda é diferente aqui no Brasil?

Não, ele não é. Nós seguimos o mesmo esquema, mas como já disse, a estação da Europa é o inverso da estação aqui no Brasil, por isso que confunde. Achei um exemplo bem legal na internet, onde mostra como que seria o cronograma de uma marca, por exemplo, aqui no Brasil e reproduzi para vocês.

Untitled 1

CONFUSÃO

Um dos grandes fatores que contribuem para toda essa confusão, é o fato da moda internacional ser bem mais divulgada do que a moda do nosso país.

Em épocas das semanas de moda internacional ou grandes premiações, uma pancada de tendências são lançadas, tendência essas que, segundo o calendário, só serão usadas aqui na próxima temporada.

Meninas Bonitas, eu sei que o Brasil tem uma visão extraordinária sobre tudo que vem de fora do país, mas o grande segredo para conseguir entender esse negócio de estações invertidas e calendário, é focar mais na ordem que o calendário daqui segue. Claro! Sem esquecer a moda lá de fora, já que é de lá que tiramos a nossa base

comofuncionamasestacoesdamodaa.jpg

SÓ PARA DEIXAR REGISTRADO…

Por mais que eu só usei a Europa e o Brasil como exemplo, todo o hemisfério Norte tem a estação inversa do hemisfério Sul.

PORTANTO!!!

Agora que conhecemos o cronograma, que tal nos organizarmos melhor para aproveitar o que cada estação tem a nos oferecer.

É, eu sei! Esse negócio de estações invertidas e calendário podem ser bem confusas. Mas, não são impossíveis de entender. Já que estamos no Brasil, o segredo é focar mais na ordem que o calendário daqui segue.

Espero que vocês tenham gostado do post e que vocês possam ter obtido algumas respostas. Se alguma coisa ainda ficou confusa ou se eu esqueci de falar algo, é só entrar em contato 😉

Um super beijo e tchau!!!!!

ME ENCONTRE POR AÍ —> BLOG FLICKA / FAN PAGE / CANAL / GRUPO DE DIVULGAÇÃO

Fonte 1 / Fonte 2 / Fonte 3 / Fonte 4 / Fonte 5

Anúncios

15 comentários em “Chega de dúvidas: Como funcionam as estações do mundo da moda?

Comenta? Comenta, comenta?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s